segunda-feira, 11 de abril de 2011

Capítulo II – ANÁLISE INTERTEXTUAL ENTRE A LITERATURA E FILMOLOGIA DE “TO KILL A MOCKINGBIRD” E “IN COLD BLOOD” E OS DIREITOS HUMANOS

Este artigo foi escrito pela aluna do mestrado Laís Arrais Fortaleza em coautoria com o prof. Regis Frota Araújo (que eu acredito ter sido, na verdade, mero orientador ou revisor). Em cada parágrafo desse texto vejo a marca da Laís e de seus constantes estudos acerca dos Direitos Humanos, por isso tratarei como se esse artigo fosse de sua autoria solo.
Só tenho elogios a tecer quanto ao artigo que, diferente do comentado anteriormente, foi lindamente escrito e conseguiu fazer uma correlação brilhante com as temáticas jurídicas.
As duas únicas críticas que tenho a fazer são simples:
·         O texto careceu de uma correção de português. Passaram alguns errinhos bobos que cometemos quando escrevemos sem revisar; e
·         A citação em idioma estrangeiro no corpo do texto poderia ter sido substituída por uma tradução livre acompanhada do texto original na nota de rodapé.
Felizmente, consigo ler em inglês, em francês, em alemão (dependendo do grau de dificuldade do texto) e em espanhol. Mas nem todo leitor é obrigado a dominar idiomas estrangeiros, por isso acho imprescindível a escrita na língua pátria.
No mais, congratulo a aluna Laís Arrais Fortaleza pelo texto maravilhoso, cuja prazerosa leitura recomendo.

Nenhum comentário: