quarta-feira, 30 de março de 2011

Lula recebeu o título de Doutor Honoris Causa na Universidade de Coimbra

Alencar ficaria 'feliz por mim', diz Lula em Portugal

Em Portugal, ex-presidente recebeu homenagem da Universidade de Coimbra

BBC Brasil | 30/03/2011 07:53
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, ao chegar nesta quarta-feira (30) à Universidade de Coimbra (Portugal) para receber um título de Doutor Honoris Causa, que o seu ex-vice, José Alencar, ficaria "muito feliz" por ele se estivesse vivo. Lula disse sentir "um misto de alegria e tristeza", pelo reconhecimento da Universidade de Coimbra e pela morte de José Alencar, na tarde de terça-feira (29).
"Conversei com ele no dia do embarque e ele estava muito feliz." Lula lembrou que o ex-vice foi homenageado junto com ele em janeiro, quando os dois receberam um título de Honoris Causa da Universidade de Viçosa, em Minas Gerais.
O título que ele está recebendo nesta quarta-feira é o primeiro de honoris causa recebido fora do Brasil.
Durante os oito anos de seu mandato, Lula recebeu várias ofertas de concessão de títulos por universidades e instituições acadêmicas dentro e fora do Brasil, mas alegou que só poderia receber as homenagens após deixar o poder.

Estudantes e protesto 

Lula chegou à universidade por volta das 9h40 e foi recebido por um grupo de estudantes brasileiros da instituição, que o cercaram em busca de fotos e autógrafos. Outro pequeno grupo protestava contra a construção da usina de Belo Monte, aguardando a chegada da presidenta Dilma Rousseff, que também acompanha a cerimônia. O principal motivo da viagem dela era prestigiar a cerimônia de seu antecessor.

Dilma negou que haja qualquer mal estar entre ela e Lula por causa das mudanças na política externa brasileira. Na semana passada, o Brasil votou no Conselho de Direitos Humanos da ONU a favor da nomeação de um relator para investigar a situação dos direitos humanos no Irã, algo inédito após oito anos de alinhamento com Teerã. O presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, e o primeiro-ministro, José Sócrates, estão acompanhando a cerimônia.

* Meu comentário: Esse homem já se mostrou tão vaidoso, com essas bajulções todas não vai tem  possa com ele.


Nenhum comentário: